Dicas de Viagem

Viagem de A a Z: Dicas da Nix Travel

viagem-de-a-a-z-dicas-da-nix-travel

Não importa qual o destino, fazer uma viagem sempre é motivo de um pouco de ansiedade e expectativas. Afinal, não é possível saber com toda a certeza o que está por vir. Por outro lado, encarar essa aventura é uma oportunidade para conhecer novas histórias, aprender algo diferente e ter ótimas experiências.

Confira a seguir as dicas da Nix Travel para tornar esse momento ainda mais especial e divertido. Com certeza, será uma experiência incrível!

Hospedagem

Albergues e hotéis são as escolhas óbvias de quem viaja e, dependendo da época, estão cheios de hóspedes e um tanto barulhentos. Uma dica interessante é deixá-los de lado e optar por quartos em casas privadas ou apartamentos.

Além de ser mais sossegado, pode ser mais econômico e é uma ótima chance de entender como é a rotina da região do ponto de vista de quem mora lá, e não de um roteiro para turistas.

Comunicação

Pode acontecer de haver algum problema na hora de se comunicar durante a viagem. Se isso ocorrer, não adianta falar mais alto ou até gritar com o interlocutor, até porque não resolverá nada.

Isso pode acontecer na hora de fazer uma conexão em outro país, se registrar no hotel e até em atividades rotineiras como pedir ajuda para encontrar um local, fazer um pedido ou pagar a conta em um restaurante ou bar.

No lugar disso, é uma boa ideia usar a linguagem corporal para se fazer entender. Esses “sinais do corpo” são universais e são facilmente compreendidos.

Dinheiro e cartões

Na fase de planejamento da viagem, uma ação interessante é pesquisar sites de compra de moeda e fazer uma análise por alguns dias. Assim, é possível saber quando o câmbio subiu ou desceu e escolher o melhor momento para ir comprando.

Quem não tem tempo para isso pode entrar em contato com as casas de câmbio e tentar uma negociação. Em alguns casos é até possível negociar descontos, conforme o montante que se pretende adquirir.

Segurança

Nem sempre é possível saber tudo sobre o destino para o qual se viaja. Por isso, todo cuidado é pouco. Na hora de retirar dinheiro, uma excelente ideia é optar por casas que fiquem em locais mais seguros como dentro dos shoppings e instituições financeiras.

Além disso, é preciso observar se há privacidade. Por fim, ter um estacionamento no local é mais um fator de segurança, pois evita que o turista ande pela região portando quantias significativas e fique mais vulnerável.

Outra dica de segurança diz respeito aos locais em que se deve visitar. Em todos os lugares há regiões que são populares entre os turistas e elas tendem a ser mais seguras.

Caso o turista decida conhecer um local não muito popular, a sugestão é procurar saber a opinião de outros turistas que já passaram por ele. Também é recomendado sair em grupo, tanto pela segurança quanto pela facilidade de comunicação com os moradores locais.

Culinária

Viagem não se resume a apenas pontos turísticos muito populares. Por isso, aproveitar para conhecer a culinária local e experimentar coisas novas é uma excelente maneira de agregar ainda mais valor e experiência ao roteiro.

Conclusões precipitadas

As pessoas têm a tendência de achar que o turista branco fala inglês, o asiático compreenda apenas o mandarim e por aí vai. Essas conclusões precipitadas podem resultar em situações desagradáveis.

É preciso evitar falar mal ou fazer comentários sem graça das pessoas quando a língua usada não é muito conhecida pelos que estão em volta. Imagine fazer uma piada com o “pastel de flango” e o chinês da barraquinha entendendo perfeitamente que estão falando dele. Melhor prevenir, para não ser mal educado.

Essas são dicas simples e práticas da Nix Travel, mas são muito úteis para o dia a dia em uma viagem internacional. Aproveite!