Dicas de Viagem

Fui roubada na minha viagem, e agora?

fui-roubada-na-minha-viagem-e-agora

Ao planejar uma viagem, a maior parte das pessoas imagina que ela será repleta de coisas boas, como diversão e tranquilidade. Mas, imprevistos acontecem, não é mesmo? Sendo assim,independente do lugar de destino é preciso saber o que fazer em caso de ser vítima de roubo.Por isso, a Nix Travel reuniu algumas dicas para as situações de roubo mais comuns que podem acontecer durante uma viagem. Acompanhe e boa leitura!

Passaporte

O passaporte é a situação mais complicada dentre as que trataremos aqui. Caso você tenha o seu roubado, terá que se dirigir até a embaixada do Brasil para tirar um novo ou ainda para solicitar uma Autorização de Retorno ao país, caso a data de volta esteja próxima.

Essa autorização permite o retorno do turista ao país, mas não substitui o passaporte. Ou seja, se for viajar para outro país, não tem jeito, terá que aguardar a emissão do novo.

Cartões de banco

Se o roubo foi dos cartões de crédito ou débito, é fundamental entrar em contato com seu banco assim que possível para fazer a solicitação de cancelamento. Também é recomendado resolver rapidamente a questão financeira e ver junto à instituição quais as soluções viáveis você tem à disposição.

Alguns bancos trabalham com um cartão emergencial, enquanto que outros até enviam dinheiro em casos críticos. Como cada banco trabalha de forma diversa, é interessante tirar as dúvidas e analisar as soluções antes de viajar.

Celular

A primeira medida a ser tomada caso seu celular seja roubado durante a viagem, é bloquear a linha. Para isso, basta entre em contato com serviço de atendimento das operadoras. Vale lembrar que mesmo depois de suspensa, é possível reativar a mesma linha adquirindo um novo chip na loja autorizada no Brasil.

Um ponto importante para quem viaja para o exterior é que todas as operadoras têm um número dedicado para essa parcela de clientes. Sendo assim, antes de viajar verifique qual e anote para não esquecer.

Documentos e visto

O processo para visto roubado é o mesmo do passaporte. Ou seja, a embaixada é quem fornece assistência para solicitação de um novo de acordo com as leis do país em que você se encontra.

No caso dos documentos pessoais como o CPF, RG e CNH, se a polícia local encontrá-los eles serão enviados para a embaixada do Brasil que, por sua vez, os mandará de volta para o país. Mas, para que tudo isso ocorra é necessário que um boletim de ocorrência tenha sido feito.

A importância do seguro viagem

Ninguém imagina que algo dê errado durante uma viagem, mas acontece. E quando isso ocorrer é melhor estar protegido. A melhor solução, portanto, é fazer um seguro viagem.

Algumas pessoas acham que é um adicional desnecessário, no entanto em casos de roubos e outras eventualidades ele é uma excelente ferramenta para garantir sua tranquilidade!

Por fim, uma última dica da Nix Travel: não importa a situação, sempre registre um boletim de ocorrência. Ao fazer isso estará garantindo sua própria tranquilidade e proteção, evitando que ações cometidas com aquilo que foi roubado, como compras, recaia sobre você!