Sem categoria

Como dirigir durante minha viagem no exterior?

Dirigir no exterior pode ser uma boa opção para quem deseja ter mais liberdade para explorar melhor o destino escolhido. A locação de um carro pode ser mais vantajosa do que o custo com transporte de ônibus ou trem, além de ser uma economia de tempo também.

Mas como é possível dirigir em um país diferente? Quais documentos são necessários?

Essas são as dúvidas mais comuns de quem deseja dirigir fora do país. Há alguns países que aceitam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira como documento, mas há outros casos nos quais é preciso uma documentação específica, a chamada PID (Permissão Internacional para Dirigir), que é emitida aqui no Brasil e é válida no exterior. No geral, isso varia de acordo com o destino escolhido.

Para te ajudar a entender como dirigir no exterior sem ter problemas, preparamos esse post. Continue a leitura e saiba mais.

Onde a CNH é aceita?

A Carteira Nacional de Habilitação é aceita em países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário. Ela é válida por até 180 dias para turistas. Nesses países não é necessário outras documentações nem modificações na habilitação para dirigir. Conheça onde a CNH vale no exterior:

  • AMÉRICA DO SUL: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Colômbia, Guiana, Venezuela, Bolívia e Peru;
  • AMÉRICA CENTRAL: Costa Rica, Guatemala, Cuba, Republica Dominicana e Honduras;
  • AMÉRICA DO NORTE: em alguns estados dos EUA e do Canadá é possível dirigir apenas com a CNH e o passaporte;
  • EUROPA – França, Espanha, Dinamarca, Portugal, Grécia, Noruega, Hungria, Suíça, Croácia, Bélgica, Suécia, Reino Unido, Alemanha e República Tcheca.

Apesar de muitos países aceitarem a Carteira Nacional de Habilitação, para maior segurança, o ideal é ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), fora que, em alguns países, ela é obrigatória.

Em países da Europa como Austrália, Nova Zelândia, África e no Oriente Médio, nem locar um carro é possível se não tiver o PID.

O que é e como tirar o PID?

Como citamos anteriormente, o PID (Permissão Internacional para Dirigir) é um documento que confere ao condutor o direito de dirigir em outros países de acordo com a Convenção de Viena. É uma como uma versão internacional da CNH que pode ser traduzida em idiomas como o inglês, alemão, árabe, russo, espanhol, chinês e o francês.

Através da PID fica mais fácil checar as informações do condutor em fiscalizações, acidentes, bem como a própria locação do carro a ser utilizado.

Para tirar a PID é preciso estar com a CNH atualizada e solicitar junto ao DETRAN da cidade em que se localiza ou via Internet e seguir o regulamento. Valores e prazos referentes à expedição da PID variam de cidade para cidade. Lembrando que a categoria de habilitação, assim como as restrições, são as mesmas que a CNH para a PID.

O ideal é consultar o consulado ou a embaixada do país de destino para se preparar da melhor forma no que se refere a dirigir no exterior. Outra dica importante é não deixar de contratar um seguro viagem para garantir coberturas de quaisquer riscos que possam ocorrer no período.

Caso esteja pensando em viajar para o exterior, conte a Nix Travel para te ajudar. Ela possui os melhores pacotes e ainda pode te orientar sobre como fazer para dirigir em viagem ao exterior.

Mais informações clicando aqui.